sexta-feira, 25 de março de 2011

Falando de coisa séria

Boa noite! Como estão vocês?! Eu estou bem, fui pra casa da minha amiga hoje e me diverti muito =) Além de um ótimo teste de história, né.

Olha aí a Ana Luiza
Enfim, eu estava navegando pela internet quando encontrei o blog VidAnormal, que fala da pequena Ana Luiza (7 anos), que tem um câncer no cérebro. O blog é atualizado pela mãe, e conta toda a história que a menina e a família vem passando, desde o comecinho. Eu fiquei bem mexida com a história dela e hoje vou incentivar vocês a doarem sangue, não só para que possa chegar de alguma forma na Ana Luiza, sim assim for da vontade do destino, mas pra todos que estão precisando.


Eu tenho 16 anos e não posso doar sangue ainda e creio que a maioria dos leitores também não possa, mas vocês conhecem gente que pode fazer isso, que tal repassar?


O câncer pode desenvolver em qualquer lugar do corpo e em qualquer idade. Diferente das doenças infecciosas como a AIDS, a gripe ou a tuberculose, o câncer não é contagioso - ele é geralmente causado por um dano genético que ocorre dentro de uma célula individual. As células afetadas pelo câncer são chamadas de células malignas. As células malignas são diferentes das células normais no corpo, pois se dividem (na maioria dos casos) muito mais rapidamente do que deveriam. 



Tratamento:
O tratamento do câncer pode ser feito através de cirurgia, radioterapia, quimioterapia ou transplante de medula óssea. Em muitos casos, é necessário combinar mais de uma modalidade.

Radioterapia:Tratamento no qual se utilizam radiações para destruir um tumor ou impedir que suas células aumentem. Estas radiações não são vistas, e durante a aplicação o paciente não sente nada. A radioterapia pode ser usada em combinação com a quimioterapia ou outros recursos no tratamento dos tumores.

Quimioterapia:
Tratamento que utiliza medicamentos para combater o câncer. Eles são aplicados, em sua maioria, na veia, podendo também ser dados por via oral, intramuscular, subcutânea, tópica e intratecal. Os medicamentos se misturam com o sangue e são levados a todas as partes do corpo, destruindo as células doentes que estão formando o tumor e impedindo, também, que elas se espalhem pelo corpo.

Transplante de medula óssea:
Tratamento para algumas doenças malignas que afetam as células do sangue. Ele consiste na substituição de uma medula óssea doente, ou deficitária, por células normais de medula óssea, com o objetivo de reconstituição de uma nova medula.

E, para VOCÊ ajudar no tratamento e ter a oportunidade de salvar vidas, doar sangue é muito importante. Veja o que é necessário para poder doar sangue: 

O doador deve...- trazer documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação);
- estar bem de saúde;
- ter entre 18 e 65 anos;
- pesar mais de 50 Kg;
- não estar em jejum; evitar apenas alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.

Impedimentos temporários: - Febre- Gripe ou resfriado- Gravidez- Puerpério: parto normal, 90 dias; cesariana, 180 dias- Uso de alguns medicamentos- Pessoas que adotaram comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis


Cirurgias e prazos de impedimentos  
- Extração dentária: 72 horas
- Apendicite, hérnia, amigdalectomia, varizes: 3 meses
- Colecistectomia, histerectomia, nefrectomia, redução de fraturas, politraumatismos sem seqüelas graves, tireoidectomia, colectomia: 6 meses
- Ingestão de bebida alcoólica no dia da doação
- Transfusão de sangue: 1 ano
- Tatuagem: 1 ano
- Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina

Impedimentos definitivos- Hepatite após os 10 anos de idade
- Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: hepatites B e C, Aids (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas
- Uso de drogas ilícitas injetáveis
- Malária

Intervalos para doação 
- Homens: 60 dias (até 4 doações por ano)- Mulheres: 90 dias (até 3 doações por ano)

Doe sangue com responsabilidade! 

Você sabe o que é janela imunológica? É o período entre a contaminação da pessoa por um determinado agente infeccioso (HIV, hepatite...) e a sua detecção nos exames laboratoriais.
No período da janela imunológica, os exames são negativos, mas mesmo assim o sangue doado é capaz de transmitir o agente infeccioso aos pacientes que o receberem.

A sinceridade ao responder as perguntas do questionário que antecede a doação é importante para evitar a transmissão de doenças aos pacientes.

Nunca doe sangue se você quiser apenas fazer um exame para Aids. Neste caso, procure um Centro de Testagem Anônima e gratuita.

Informe-se pelo Disque-Saúde: 0800-61-1997


Fonte: INCA


É isso. Informe-se mais e seja um doador! 

Espero que esse post tenha sido de algum incentivo e que você deixe a preguiça de lado e começe a agir pela esperança dessas milhões de crianças, ou melhor, de pessoas que precisam.

Beijo e até a próxima. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

fiveunsaidthings ©

Related Posts with Thumbnails