quarta-feira, 14 de abril de 2010

Paixão (L)

Ooi lindas e lindos? Como vcs tão? Ontem foi o dia do beijo, aproveitaram mto? HEHE (6) Resolvi falar sobre paixão, n estou apx, maaaais é bem interessante esse assunto. Let's go!

A paixão (do verbo latino, patior, que significa sofrer ou suportar uma situação dificil) é uma emoção que 'deriva' do amor. Quem está apaixonado perde sua individualidade por causa do fascínio que o outro exerce sobre ele. É tipicamente um sentimento doloroso, porque, a pessoa perde a sua individualidade, a sua identidade e o seu poder de raciocínio.
Pode-se dizer que paixão é algo muito mais passageiro que o amor, pois, sendo uma 'derivação', com o passar do tempo a pessoa apaixonada para de idealizar o outro, e cai na realidade, tranformando a paixão em amor, ou acabando a paixão. Estudos de psicologia dos sentimentos indicam que o estado de paixão muito dificilmente ultrapassa os três anos.
O sentimento 'doloroso' entre duas pessoas, é um exemplo de uma paixão. A paixão pode ultrapassar barreiras sociais, diferenças de formação, idades e gêneros. A paixão correspondida causa muita felicidade e satisfação ao apaixonado, se não for correspondida pode trazer grande tristeza pois o apaixonado só se vê feliz ao conseguir a sua paixão.
Existem pesquisas científicas sobre isso, que mostram que a paixão, apesar de intensa e arrebatadora, é um sentimento passageiro. Adolescentes estão mais sujeitos a apaixonarem-se, devido ao pouco conhecimento do mundo entre outras coisas, o que não significa que pessoas de maior idade não estejam sujeitas a esse sentimento. O que acontece é que a pessoa adulta, por ter maior conhecimento de mundo, por ter vivenciado maiores experiências, não estará tão sujeita a perder a razão e deixar-se dominar pelo peso do sentimento.
Na literatura há varios textos que abordam o tema. Entre eles, tem um chamado: Os sofrimentos do jovem Werther, de Goethe, em que o protagonista Werther, ao ver perdidas todas as esperanças de obter Carlota, beija apaixonadamente as armas em que sua amada tocou e, com elas, acaba com a própria vida. O romance de 1776 provocou uma série de suicídios na Alemanha, entre jovens que diziam-se inspirados no personagem devido ao peso do sentimento não correspondido. Outra obra em que a paixão é abordada é Romeu e Julieta, de Shakespeare, onde os dois jovens se apaixonam mas as suas famílias não permitem o romance. Sem conseguir desistir daquele relacionamento, o resultado é a falha na tentativa de fuga e o consequente duplo suicídio.
Segundo estudos, a paixão se caracteriza, do ponto de vista biológico, por uma liberação ntínua de alguns neurotransmissores. Esta tempestade bioquímica está relacionada com um índice mais baixo de Serotonina do que em uma população normal, sendo semelhante ao nível deste neurotramissor nos portadores de Transtorno Obsessivo-Compulsivo, o que explicaria os pensamentos obsessivos da pessoa a qual se está apaixonado. Estes níveis bioquímicos explicam por que a pessoa tende a perder a razão, enquanto está apaixonado. Além destes neurotransmissores, há a participação de outras substâncias que estão relacionadas com o amor e as sensações de segurança e calma derivadas deste sentimento.

*usei a wikipédia pra me ajudar...

Gostaram? É beeem viajado esses negocios né?! É maaaaaaaaassa! :D
até a proxima :*
@mariimuniz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

fiveunsaidthings ©

Related Posts with Thumbnails