sexta-feira, 16 de abril de 2010

Sexta-feira e música! (Primeira Parte)

Boa tarde galera cool :) Finalmente, depois de uma semana realmente tensa, umas treze provas, uns assuntos chatíssimos de História, um 10 em Redação, e provavelmente um 3 em Física, eu estou aqui. Mal consigo acreditar que essa semana acabou, haha. E a semana de vocês? Como foi? Melhor que a minha, suponho. 
__________________________________________________________________________________
Bom, hoje eu irei falar sobre música. Semana passada, eu estava vendo um programa na televisão, daí começou a tocar aquele novo hit "Ela sai de saia, de bicicletinha..." Vocês conhecem, né?! Bom, pois é. Eu fiquei horrizada com a letra, e comecei a pensar nas músicas antigas... Nos tropicalistas... Nos poetas... E fiquei indignada com a atual situação musical no nosso País. É, vamos ver a música representada por décadas! (Esse post vai ser dividido em duas partes, essa primeira vai até os anos 80)

_

Década de 60

Bossa Nova/MPB
A Bossa Nova nasceu no final da década de 50. E revolucionou a música no Brasil. No início, era só um jeito novo de cantar e tocar samba, mas ao longo dos anos, tornou-se um dos ritmos mais conhecidos do Brasil. Um dos grandes compositores dessa época, é Tom Jobim exatamente, aquele que compôs Garota de Ipanema. Nos anos 60, a Bossa Nova foi perdendo seu lugar pra MPB, a partir do Festival de Música Brasileira. A MPB tomou o lugar da Bossa Nova, com compositores da segunda geração da Bossa Nova, hum. Nessa lista, temos nomes como Chico Buarque, Elis Regina (e que voz!)... Enfim, tomem aí, um pedaço de Garota de Ipanema;

"Olha que coisa mais linda
Mais cheia de graça 
É ela menina
Que vem e que passa
Num doce balanço, a caminho do mar


Tropicália
É um movimento realmente bacana, esse. Em 1964 
(a 1985), como todos sabem, o Brasil passava pela Ditadura Militar, né. Então, o pessoal se rebelou! O movimento, teve início em 1967 e foi um movimento que sacudiu o cenário da música brasileira. O négocio eram letras ousadas, a maioria delas criticando a atual situação ditatorial do Brasil., e também a incorporação de novos "estilos" na música, que até então só era aquele pós-bossa nova... No movimento, temos nomes como Caetano Veloso, Rita Lee (e os Mutantes), Gal Costa, Gilberto Gil, Tom Zé, entre uns tantos. E esse foi um movimento que não mexeu só com a música, mas também com as artes plásticas e literárias, mas isso é coisa pra se ver depois =) Bom, o movimento durou pouco mais de um ano, mas deixou sua pegada pela música brasileira. Eu considero, um movimento realmente admirável e genial. Curto bastante! Bom, peço pra que não confiem muito em mim, pois estou digitando para vocês o pouco que eu sei, até porque não levo uma bagagem cultural tão grande nas costas. Ah, e acho que vocês deveriam saber que o movimento não foi totalmente bem aceito, é claro! Olha aí, um trechinho da música de Caetano, Tropicália.
"Sobre a cabeça os aviões
Sob os meus pés os caminhões
Aponta contra os chapadões
Meu nariz
Eu organizo o movimento
Eu oriento o carnaval
Eu inauguro o monumento
No planalto central do país..."

_

Decáda de 70

Bom, na década de 70, muitos outros gêneros foram incorporados à MPB, desde o rock até música regional... Nada muito interessante no Brasil, creio eu. As coisas rolavam mais lá no exterior, o Woodstock, Bob Dylan (ele é citado em qualquer post meu, porque ele merece) e até Pink Floyd. Meu pai era desse tempo, então nem cito a sagrada coleção de Pink Floyd que ele tem aqui em casa... Bom, não tenho muito o que falar dessa década aqui no Brasil. Até porque, na próxima década, eu vou falar de Cazuza. 

_

Década de 80

 Barão Vermelho
Banda formada por Frejat, Cazuza, Dé Palmeira, Maurício Barros e Guto Goffi. Foi considerada uma das bandas mais influentes da década de 80. Hihi. A banda compôs a trilha sonora do filme Bete Balanço. Então, o Cajú saiu da banda, daí ela até caiu um pouco, mas voltou ao sucesso, de qualquer forma. Eu tipo, adoro o Barão, acho eles realmente bacanas! O som, as letras e até Frejat... :P Fiquem com um pedaço de Todo amor que houver nessa vida, que é uma das minhas musicas preferida deles!
 " E ser artista no nosso convívio
Pelo inferno e céu de todo dia
Pra poesia que a gente não vive
Transformar o tédio em melodia..."

Cazuza 
Cajú saiu do Barão Vermelho e foi gravar só. Mas de qualquer forma, vamos conhecer um pouco mais. Desde pequeno, ele se revelava grande poeta. Por*a, uma vez, me falaram que ele era burro. Meu, ele era GENIAL. Um dos maiores compositores do Brasil... Mas ele levava uma vida loka e terminou se f*dendo. Pegou AIDS e morreu. Mas antes disso, gravou seus melhores discos, na minha opnião. Cajú tinha letras críticas, apaixonantes e inteligentes... E ele era sexy, cá entre nós, hein. Hehe. Minha música preferida dele, dentre tantas, é aquela O Tempo Não Pára... Peço pra que vocês deem uma olhada nessa letra, antes de chamar ele de burro. Tenho uns discos dele aqui em casa, haha. Sou sortuda, hein. 

"A tua piscina tá cheia de ratos
Tuas idéias não correspondem aos fatos
O tempo não pára"
 
Legião Urbana
Também continha um dos maiores poetas de todos os tempos, Renato Russo... Eles eram uma banda realmente boa, um bom ritmo, um bom som, uma boa voz, boas letras... Pra ser sincera, nem curto MUITO Legião, mas admiro muito as letras do Renato... Junto com Barão Vermelho, também foi eleita uma das bandas mais influentes dessa época.  A banda acabou quando Renato Russo morreu...

__________________________________________________________________________________

Bom, estou sem saco pra terminar esse post agora e minha mãe tá mandando eu sair pra tomar banho ¬¬, mas nem se preocupem, temos mais na próxima semana. Hehe. Ao som de Cazuza, @belinhax3 se despede prometendo a vocês o final do post. Sério, vou terminar bem direitinho, ok? É que eu já to aqui há mais de uma hora! Pois é, meus heróis morreram de overdose. Não. 
Ah, e obrigada ao "nosso querido amigo" Igor, por ter ajudado, já que ele é o único que  (que eu conheço) conhece dessas coisas... 

4 comentários:

  1. Essa é a minha garota! Amo saber que você tem talento e cultura. Gosto do jeito como você pensa e faz suas colocações.Você escreve bem, menina.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. é uma pena que as músicas de hoje em dia não são tão boas quanto as de antigamente.
    nana

    ResponderExcluir
  3. Tão bom saber que ainda existem pessoas que saibam ouvir música, he.

    ResponderExcluir
  4. Finalmente encontrei alguem com bom gosto!

    ResponderExcluir

fiveunsaidthings ©

Related Posts with Thumbnails