terça-feira, 27 de abril de 2010

HQs

Err.. oi? Me desculpem pela demora e… deixa pra lá não vou demorar mais explicando o que ouve. Aqui está:

As primeiras amostras das Histórias em Quadrinhos foram no começo do século XX. Alguns consideram a criação de Richard Fenton Outcalt, The Yellow Kid em 1896 como a primeira história em quadrinhos. Ele principalmente aprimorou o que já tinha sido feito antes. Ele colocou os balões de fala.
The yellow kid
No começo os quadrinhos eram totalmente humorísticos, por isso elas carregam ainda hoje o nome em inglês, comics (cômicos). Entre elas Little Nemo, de Winsor McCay, Krazy Kat, de Georges Herriman e Mutt & Jeff, de Bud Fisher.
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As histórias em quadrinhos cresceram se apegando ao gênero de aventura pelo importante fato do Crack da bolsa de valores em 1929. Dick Tracy, de Chester Gould, Flash Gordon, de Alex Raymond entre outros. Nesta década a ficção científica, o policial e as aventuras na selva eram os 3 gêneros mais produzidos e também foi criado o primeiro herói uniformizado, Fantasma escrito por Lee Falk que também escreveu Mandrake, o mágico. E no final desta década, Siegel e Shuster fizeram surgir o primeiro super-herói que possuía identidade secreta, Superman.
gould_ch_6-7-1952 superman
fantasma
Em 1939 apareceu Namor, o Príncipe Submarino escrito por Bill Everett, que decepcionou como o inimigo número um de toda a humanidade por ser uma mistura humano-atlante, ele podia de voar e tinha capacidade de respirar dentro e fora d’água.. Ele teve como oponente o herói Tocha Humana (um andróide flamejante que por causa da avançada tecnologia ao contato com o oxigênio, podia se acender).
Namor, o Príncipe Submarino Tocha humana
Em 1946, os dois heróis (Namor e Tocha Humana) tornam-se membros junto com o Capitão América, Miss América e Whizzer do efêmero All Winners Squad.
Entre 1940 e 1945 foram criados aproximadamente quatrocentos super-heróis, mas nem todos continuaram. Em destaque o Batman escrito por Bob Kane em 1939 que foi inspirado na máquina voadora de Da Vinci e no Zorro e o maior super-herói do período da guerra é o Capitão América escrito por Jack Kirby e Joe Simon. Na primeira revista em sua capa ele combatia o próprio Adolf Hitler. Ao contrário de outros heróis, que acabaram “recrutados” para lutar na Segunda Guerra Mundial, o Sentinela da Liberdade foi criado totalmente com esse objetivo político.
capitao america bob-kane-2
A parte curiosa e que fala mais do imaginação dos americanos do que da realidade é a escolha do arqui-inimigo do Capitão, o Caveira Vermelha que foi treinado pelo próprio Hitler a fim de pôr em prática os interesses do 3° Reich. Entretanto, os nazistas sempre pregaram a dominação ariana como um dos princípios-chave do seus sistemas de idéias.
Nos anos 50 os quadrinhos foram alvo da maior caça as bruxas que já aconteceu. Frederic Wertham, que era psiquiatra escreveu A Sedução do Inocente, onde ele acusava os quadrinhos de corrupção e crimes juvenis. Entre os argumentos de Whertham, também estão que os quadrinhos estimulavam os jovens à violência havendo então um Código de Ética, para limitar e regular o que podia (e o que não podia), o que acabou por destruir todos os títulos de terror da EC Comics, menos um que foi a revista humorística: Mad.
capitao_versus_caveira_vermelha batman_gay_05
Foi quando surgiu numa tirinha de jornal aparentemente inocente sobre um grupo de crianças: Peanuts escrito por Charles M. Schulz. Fala sobre um garoto de 6 anos que se chama Charlie Brown(bem,vocês já ouviram falar dele é claro) que simboliza a insegurança e a ingenuidade. Seu cachorro Snoopy todo filosófico em cima de sua
casinha vermelha. Marcou a era intelectual dos quadrinhos.
Peanuts_gang
Na década de 60 concretizaram a renovação no mundo dos super-heróis iniciada com o novo Flash da DC Comics na metade da década anterior. Logo depois voltaram Superman, Mulher-maravilha, Batman, Aquaman, entre outros.
em 1961, Martin Goodman, o diretor da Atlas Comics (que era a Timely Comics), pediu a Jack Kirby e Stan Lee que pensassem em super-heróis capazes de fazer frente à Liga da Justiça da América. Assim surgiu o Quarteto Fantástico da Marvel Comics, empresa herdeira da Atlas.
Quarteto Fantástico da Marvel Comics
Reed era um cientista que preferia usar o intelecto em vez que usar seus poderes elásticos. Johnny era o novo Tocha Humana. Sue, que era sua irmã podia ficar invisível e lançar campos de força. E Ben Grimm, era uma coisa rochosa, com enorme força, mas sua aparência aterradora escondia o desgosto de um ser desfigurado. Os heróis simbolizavam os 4 elementos da natureza: água, fogo, ar e terra(só lembro de Naruto quando fala os elementos, rs). Por trás de um grupo de amigos que foram vitimas de um "acidente cósmico" e ganham super poderes, havia um paralelo com questão política da Guerra Fria e a paranóia anticomunista que era o que estava acontecendo naquele momento.
Por causa do sucesso de outros quadrinhistas como Steve Ditko, Gene Colan , John Buscema, Don Heck e John Romita, desenvolveria a infinidade entre heróis da Marvel que estão até os dias de hoje como, o Homem-Aranha, Homem de ferro, X-men, Hulk, entre outros.
HOMEM-ARANHA 50257350_31c6c76791

Bem, espero que tenham gostado por que eu realmente gosto disso.
Bom resto de noite, beijos e até próxima terça,
@Marevee

fontes: http://www.legal.adv.br/zine/hq/hq01.htm
http://www.historiaimagem.com.br
http://mundoestranho.abril.com.br/cultura/pergunta_286590.shtml

2 comentários:

  1. Mari, tu não falastes sobre mangá DDDDDDDDDDDDD:

    Magoei.

    - Thaís

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  2. Caramba, nem sabia que tinha toda esta história por trás dos gibis.
    Vc devia falar da turma da mônica, super marcou minha infância!
    Faz o próximo post sobre mangás e animes!
    nana

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