sexta-feira, 13 de agosto de 2010

sexta feira 13 e superstições

Faz parte da cultura popular acreditar que a sexta feira 13 é um dia de azar.
 
Uma das maiores explicações para isso é a de que Jesus Cristo foi crucificado numa sexta-feira e antes disso realizou uma ceia com 13 pessoas. Ele, e os 12 apóstolos.
 
Algumas outras explicações, dizem que a surpestição de sexta-feira 13 vem da mitologia nórdica. 
Uma delas conta que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Daí veio a crendice de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça na certa. 
 
Segundo outra lenda, a deusa do amor e da beleza era Friga (que deu origem à palavra friadagr = sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, a lenda transformou Friga em bruxa. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio. Os 13 ficavam rogando pragas aos humanos.
 
E para quem acredita em outras forças místicas, a décima terceira carta do Tarô é “A Morte”.

Agora, seja sexta-feira, 13 ou não, também faz parte da cultura popular acreditar em todo o tipo de superstições.

Eu, acredito num bocado.

  • Espelho
Quebrar um espelho, pode trazer à quem o quebra, sete anos de azar. Ainda se acredita, que se dormir em frente a um espelho faz com que ele roube a sua alma.
Eu acredito nessas do espelho :P Ou pelo menos, acreditava. Eu tenho tanto medo dessas coisas, que nem no The Sims os meus Sims dormiam em frente ao espelho.

  • Sandália com a sola pra cima
Morte da mãe. Eu acredito nisso, e muito. hahauahauhau. Acho que é por que, uma vez, quando eu era pequena, eu deixei minha sandália emborcada (com a sola pra cima) à noite. E minha mãe teve muitas dores nas costas nessa noite. Alguém me disse, que tinha sido por causa da sandália que eu deixei emborcada. Traumatizei.

  • Gato preto
Se um gato preto cruzar o seu caminho, na certa, você terá um dia azarado. Isso já aconteceu comigo uma vez, e era uma sexta-feira 13!!! Eu, particularmente, odeio gatos.

  • Passar debaixo da escada
Te dá azar. Quando eu era "rebelde", eu sempre passava debaixo da escada, só pra contrariar o destino :P

  •  Abrir um guarda-chuva dentro de casa
Traz azar e faz com que a mãe morra.
 
  • Pisar numa rachadura
Faz com que a mãe tenha dores nas costas (puts, como as mães sofrem!)


Enfim, existem outras milhõõõõõõõões de superstições por aí. Cada lugar, tem uma superstição diferente. Tipo, minha mãe sempre diz pra dormir com a porta do guarda-roupa fechado, senão, adivinha quem pode morrer?! A mãe! :P Mas deve ser só pra não entrar bicho.

De qualquer forma, cuidado e boa sexta-feira 13!

Ah sim e filmes pra ver nesse dia, os clichês: Sexta-feira 13, O massacre da serra elétrica e A hora do pesadelo!
 

2 comentários:

  1. Essa coisa sobre gato preto é pura mentira, vcs ficam botando merda na cabeça dos outros dobre isso...
    Gato é gato sao a mesma coisa, nao tem nada a ver com cor da pele o gato preto é igual a os outro s gatos morrons,caramelos e mais ...
    Eu odeio vcs tbmm os feiticeiros que estrupam os pobres gatinhos pq pensam que é do mal!*-*
    BANDO DE IDIOTASSSS SEUS MERDASSSSSSS

    ResponderExcluir

fiveunsaidthings ©

Related Posts with Thumbnails