domingo, 14 de março de 2010

Err, fanfic again? @_@

Bom, hello pessoal! Err, eu sei que devem achar estranho eu estar postando aos domingos, mas agora esse será o meu dia de postagem. Não posso entrar na net durante a semana, então...

Ok, chega disso. Como eu não tinha uma idéia muito boa sobre o que postar hoje, resolvi que farei um complemento ao post da @Marevee, que ficou ótimo (principalmente por Commentarius xD ), mas faltou algumas coisas que eu acho importantes sobre fanfics. Porém meu post não será só sobre isso, também falarei de FanArts *-----*

Esse post é grande porque eu me emploguei xD

Como já devem saber (senão, voltem alguns posts), ‘FanFic’ é o termo em inglês para ‘ficção criada por fãs’, como a Mari disse.

Há fanfic sobre TUDO que você imaginar: livros, bandas, programas de TV, animes/mangás,filmes,desenhos, etc.

Os principais tipos de fanfics são:

Mary Sue - Segue o formato mais “açucarado, em que há aquelas cenas melosinhas, grudentas, tipo juras de amor eterno, blábláblá. Toda aquela baboseira ridícula, enfim. As mocinhas são as ‘Mary Sue’, e os mocinhos são os ‘Gary Stu’.

Darkfic - Com uma atmosfera bem sombria, esse tipo de fanfic traz cenas bem depressivas e situações angustiantes. É o contrário das fanfics definidas pelo termo "waffy".

Deathfic - Onde os personagens principais morrem.

Slash - Fanfic cujo tema principal concentra-se na relação (amorosa, de amizade etc) entre dois personagens centrais. "Slash" é a palavra em inglês para "barra". Ex: Sirius Black/Remus Lupin, Edward Cullen/Emmett Cullen, Sasuke Uchiha/Naruto Uzumaki. A grande maioria atualmente interpreta o termo como sinalização de relacionamentos homossexuais masculinos. (err, eu amo slash, SÃO AS MELHORES! Drarry forever S2 )

Femslash - Fanfic com relacionamento homossexual feminino. Ex: Hermione Granger/Gina Weasley ou Annabeth/Thalia, etc.

Fanon - Indica a presença de idéias já propagadas em outras fanfics e que se tornaram tão populares quanto a obra original.

Lemon - Fanfic com cenas de sexo entre homens (detalhada, ú.ú’).

Lime - cenas de sexo apenas sugeridas (hétero) .

OC - "Original Character". É quando a fic possui algum personagem criado pelo autor da fanfic.
Orange - Fanfic com cenas de sexo entre mulheres (detalhada).

Saga - são fics com muitos capítulos, geralmente mais de 20/25.

Self Inserction - quando o ficwriter (escritor) participa da trama, interagindo com os personagens.

Dark Lemon - Fics com cenas de sexo com violência explícita. Geralmente estupro. ECA!

Fluffy - Fanfic extremamente açucarada. Chega a ser mais do que um romance, onde os personagems são carinhosos.

POV - Point of View. É quando a fic é narrada em primeira pessoa. Ponto de vista do personagem principal. Quem narra é algum participante da história.

Canon - Segue o "Cânone". Refere-se a fanfics que sigam fielmente a história, principalmente em termos de shippers (casais) e caracterização de personagens.

Oneshot - Fanfic que contém somente um capítulo (one-shot: um-tiro (por ser uma leitura rápida)), seja ele curto e postado de uma só vez ou longo e postado em partes.

Songfic - Quando a fanfic segue acompanhada da letra (e/ou tradução) da música, escolhida pela autora, como trilha sonora. Geralmente seu gênero é drama e são Oneshots.

U.A. (Universo Alternativo) - Quando a fanfic se passa num mundo diferente do criado pelo(a) autor(a) original da série, mas utilizando os personagens já existentes na história, na maioria das vezes buscando não alterar as características físicas e psicológicas das personagens.

Longfic - Quando a história tem capitulos longo e geralmente a história tem muitas voltas.

E POR ÚLTIMO

ShortFic –É fanfic curtinha, não precisa ter necessariamente um capítulo. Pode ter mais, tipo uns 5 no máximo. Só que é curta, como diz o nome.

VIRAM O TANTO DE FANFICS QUE EXISTEM? E OLHEM QUE EU AINDA NEM ACABEI!
Tem mais tipos de fanfics, só que eu não tenho a paciência de Jó pra explicar todos,né

Agora, veremos as classificações das fanfics!


São classificadas em:

G: liberada para todos os públicos.
K: conteúdo livre de linguagem grosseira e violência.
K+: conteúdo com um pouco de violência e linguagem mais pesada. Recomendável para crianças a partir de 9 anos.
PG-13 (NC-13 ou T): pode conter violência, linguagem levemente grosseira e sugestão de temas adultos. Recomendável para quem tem a partir de 13 anos.
PG-17 (NC-17 ou M/MA): pode conter cenas explícitas de violência, uso de linguagem grosseira e temas adultos mais detalhados. Recomendável para quem tem mais de 17 anos.

Os Mais Lidos:

Filmes
Piratas do Caribe
Star Wars
Sweeney Todd

Livros
Harry Potter
O Fantasma da Ópera
Crepúsculo

Bandas
McFLY
Jonas Brothers -qqq

Dicas Extras

*Se a história que estiver escrevendo for a continuação de algum episódio de uma série, procure criar novos caminhos e respostas para aquilo que ficou em aberto.

*Você também pode transformar um personagem que apareceu poucas vezes em protagonista.

*Procure elementos novos para a sua história. Pense em um novo ambiente, dê um destino inesperado aos personagens. Essas coisas chamam atenção.

*Jamais faça mudanças bruscas, de uma hora para outra. Isso pode deixar seus leitores muito bravos!

*Procure ambientar os personagens de acordo com a história. Por exemplo, se tudo acontece numa época antiga, insira elementos que tenham a ver com esse período.


Deu Branco?!


Chegou à metade da história e desanimou? Lá vão alguns toques para ajudá-lo nesse momento de pânico!

*Ouça música para descontrair.

*Converse com um amigo ou outros “ficwriters” sobre sua história. Podem surgir novas idéias durante o papo.

*Escreva respeitando o seu jeito e estilo. Isso facilita – e muito – na hora de colocar as idéias no papel.

*Escolha bem o tema e o desenvolva. Não adianta nada ter meia dúzia de tópicos se não consegue dar continuidade a eles.

*Vá escrevendo o que vem à cabeça, só para não perder a idéia central. Depois, aos poucos, acerte os detalhes.

*Se a história demorar a engatar de novo, deixe-a de lado por um tempo e trabalhe em outra. (isso se chama HIATUS)

Cansaram? Eu também. Pra finalizar a parte das fanfics, vou pôr o link de alguns sites em que se podem ler fanfics

Fanfiction.net: Pra mim, esse é o melhor site. É nele que se encontram o maior acervo de fanfics, de todos os tipos, inclusive de idioma! Eu só leio nele,hihi

Nyah!Fanfiction: Aqui também há um grande acervo, de todos os tipos de fanfics – até histórias originais! -, só que em português.

Fanfic.Potterish: Um dos principais sites sobre fanfic de Harry Potter do Brasil! Tem umas fanfics bem legais lá!

TwilightBrasil/fanfics: Err, eu nunca li nada lá, mas eu tenho que ser imparcial quanto aos sites,então vou indicar mesmo sem gostar do livro. Eu só leio fanfics de Twilight se for Leah/Jacob, e só no FF (fanfiction.net),então não me atrevo a falar do TB.
http://www.twilightbrasil.net/fanfics/

FanficAddction: Faz parte do McFlyAddiction, fã-site sobre McFLY. Eu lia muitas fanfics dos McGuys, até que elas começaram a ser muito...Iguais. Aí parei. Mas retornarei pois as indicações da @Marevee são realmente boas!

http://fanficaddiction.com.br/

FanficObsession: Outro sobre fanfics de McFLY. Quem indicou foi a @belperazzo, então não tenho muito o que falar dele pois nunca li nada lá. Assim que eu ler, eu falo.

http://fanficobsession.com.br/

Ok, é isso. Esses são os sites que EU conheço, então desculpem-se se faltaram muitos. Não postarei sobre FanArts porque tenho muita certeza que você já cansaram de mim. Semana que vem, aí sim.

Boa semana,

- @thaisicemaiden

PS: no próximo post, eu indicarei as fanfics que mais gosto - além de Commentarius -, as fanarts, autores e artistas, etc. Eu leio muita fanfic de HP e PJO, mas minha mente é aberta à novos horizontes, se quiserem me indicar de algum outro tipo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

fiveunsaidthings ©

Related Posts with Thumbnails